Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 09 de Dezembro de 2006 às 07:58

    Imprimir


O presidente cubano, Fidel Castro, luta contra um câncer terminal e pode morrer até o Natal, segundo uma reportagem publicada no site do jornal britânico "The Independent".

De acordo com o jornal, as informações foram passadas por fontes diplomáticas ocidentais. Observadores próximos ao regime cubano informaram que Fidel luta contra um agressivo câncer de estômago, e se recusou a fazer a radioterapia ou qualquer outra forma de tratamento.

Oficiais cubanos são notoriamente evasivos sobre a saúde de seu presidente, assunto tratado como segredo de Estado. Enquanto afirmam que Fidel está se tratando de uma doença não-terminal, fontes ocidentais contestam o verdadeiro estado de saúde do presidente.

A morte do líder cubano, quando ela ocorrer, está sendo esperada muito além da ilha. Da mesma forma como existem temores de que haja um êxodo de cubanos em direção aos Estados Unidos.

Igualmente há preocupações acerca de grupos anti-Fidel, moradores do sul da Flórida, que poderiam tentar desestabilizar o regime enviando uma frota de barcos até a ilha, na expectativa de que os cubanos estejam preparados para uma insurgência --um cenário tido como desastroso.

Da mesma forma, ações políticas em Cuba têm o potencial de influenciar a política interna americana. Quando, em 2000, o então presidente Bill Clinton (1993-2001) autorizou o garoto Elian Gonzalez a voltar para sua terra natal, o voto dos cubanos na América foi todo direcionado aos republicanos, e muitos responsabilizam essa ação pela controversa derrota de Al Gore na eleição presidencial daquele ano.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/255402/visualizar/