Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 08 de Dezembro de 2006 às 23:24

    Imprimir


A desocupação hoje da Fazenda Campo Santo, em Paranapoema, a 520 quilômetros de Curitiba, no noroeste do Paraná, que estava invadida desde maio deste ano, terminou com o encaminhamento de 21 sem-terra à delegacia de Paranacity. Dezenove, entre eles um adolescente e uma mulher, assinaram boletins ou termos circunstanciados por serem acusados de resistência à ordem judicial ou desacato a policiais. Eles foram liberados em seguida. Outros dois foram autuados por porte de arma de fogo. Para cada um destes foi estipulada fiança de R$ 600,00.

Essa foi a quarta tentativa feita pela Polícia Militar para retirar as cerca de 130 famílias da área de 346 alqueires. Em uma delas, no dia 1º. de agosto, os sem-terra saíram pacificamente e ficaram nas proximidades, mas dez dias depois voltaram a invadir a terra. Desta vez, o proprietário da fazenda cedeu caminhões e ônibus para que os policiais levassem os sem-terra para suas cidades de origem. Cerca de 450 policiais participaram da operação.

Os sem-terra reclamaram que houve violência por parte dos policiais. "Eles chegaram e foram entrando, cortaram as lonas com estilete, jogaram os pertences nas ruas e bateram em algumas pessoas", disse um dos integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) na região, Jauri Silva. "Não houve negociação como das outras vezes. Deu a impressão de que estamos retrocedendo." A assessoria da Secretaria da Segurança Pública informou que, em razão da chuva, estava difícil contato com os policiais que ainda continuavam na área da fazenda na tarde de ontem.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/255437/visualizar/