Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 08 de Dezembro de 2006 às 16:23

    Imprimir


Os atrasos desta sexta-feira superaram uma hora em 172 dos 601 vôos programados para ocorrer da 0h às 10h30, segundo balanço divulgado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O número corresponde a 28,6% do total. Ontem, no mesmo período, a espera afetou 31,3% dos vôos.

De acordo com o boletim, o maior número de atrasos foi registrado nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Tom Jobim (Rio). No total, 25 vôos foram cancelados. Não foi divulgado o índice de atrasos ou cancelamentos considerados aceitável.

Na quinta-feira (7), o comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos Bueno, anunciou uma série de medidas para evitar novas crises no tráfego aéreo. Entre elas estão a descentralização do controle dos vôos do Cindacta para São Paulo e Rio, a contratação de novos controladores e capacitação de técnicos capazes de consertar o equipamento que falhou terça.

Crise

Desde terça-feira (5), quando uma pane cortou a comunicação por rádio entre os controladores do Cindacta 1, em Brasília, e os pilotos, passageiros enfrentaram uma série de atrasos e cancelamentos de vôos. Muitos protestaram nos terminais.

No final de outubro, quando os passageiros começaram a enfrentar constantes atrasos nos principais aeroportos do país, os problemas foram causados pela chamada operação-padrão dos controladores de tráfego aéreo, que, de forma isolada, decidiram aumentar o espaçamento entre as decolagens. O objetivo seria garantir a segurança dos vôos, após o acidente com o Boeing da Gol, que causou a morte dos 154 ocupantes.

O setor entrou em colapso na madrugada do último dia 2 de novembro, feriado de Finados. No dia 14 do mesmo mês, véspera do feriado da Proclamação da República, grandes atrasos voltaram a ser registrados nos principais aeroportos do país. Na ocasião, os problemas seriam resultado da falta de controladores no Cindacta 1, em Brasília.

Entre os últimos dias 19 e 20 de novembro, os passageiros enfrentaram transtornos atribuídos, na ocasião, à chuva e ao efeito bola-de-neve causado pelo rompimento um cabo de fibra ótica do Cindacta 2 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) --que coordena o tráfego na região Sul.





Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/255483/visualizar/