Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 08 de Dezembro de 2006 às 15:17

    Imprimir


O ex-assessor de campanha do senador Aloízio Mercadante (PT) Hamilton Lacerda, acusado de transportar o R$ 1,7 milhão que seria usado na compra de um dossiê contra o governador eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), pode ter atuado como lobista junto à Petrobras. Isso é o que aponta uma série de documentos apreendidos pela Polícia Federal (PF) na casa de Lacerda. A PF suspeita que tenha ocorrido “tráfico de influência” na empresa estatal.

O documento da PF, segundo o jornal Folha de S. Paulo, lista 10 itens diferentes. Dentre eles, uma pasta cinza e preta com o logotipo da empresa Markplan Marketing, Planejamento e Propaganda, contendo uma série de documentos no interior.

Entretanto, antes de especificar o que há na pasta, o agente registra o seguinte comentário: “Estranha-se o fato de que todos os documentos estão de uma forma ou de outra relacionadas à estatal Petrobras”.

Um dos documentos encontrados na pasta foi um caderno produzido pela estatal sobre o Projeto Caminhoneiro, Titan da Estrada, que é patrocinado pela BR Distribuidora.

Além disso, foram apreendidos dados cadastrais, bancários e de clientes das empresas Gianpetro Distribuidora de Petróleo Ltda e Solvitech Chemical Distribuidora de Solventes Ltda.

No entanto, esses documentos não foram os únicos elementos que ligaram Lacerda à Petrobras. Na análise do sigilo telefônico do ex-assessor, foram observadas 36 conversas entre ele e a Petrobras, todas no período de negociação do dossiê, entre agosto e setembro.

Todas as ligações estão relacionadas ao gerente de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, responsável por um orçamento de aproximadamente R$ 700 milhões, justamente nas áreas de publicidade e patrocínio.

Defesa

A Petrobras já apresentou duas versões para os telefonemas trocados entre Lacerda e Santarosa. Na primeira, a assessoria da estatal afirmou que Lacerda queria obter ingresso para o GP Brasil de Fórmula 1, realizado no dia 22 de outubro.

Na segunda versão, a assessoria disse que Lacerda procurou Santarosa para tentar vender convites de jantares de apoio à candidatura de Mercadante.





Fonte: Congresso em Foco

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/255505/visualizar/