Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 16 de Março de 2013 às 07:39

    Imprimir


Mais de 10 mil filhotes de tartaruga-da-amazônia (podocnemis expansa), espécie ameaçada de extinção foram soltas no Rio Tapirapé na tarde desta sexta-feira (15). Os filhotes foram libertados entre as cidades de Porto Alegre do Norte (1.125 km a nordeste de Cuiabá) e Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá). A ação faz parte de um projeto de proteção ambiental realizado entre Estado, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério da Pesca e colônia de pescadores Z-19. 

Ameaçada de extinção, a espécie vem sofrendo com as ações do homem. O desmatamento e as mudanças climáticas, além da caça predatória, também comprometem a sobrevivência, já que o animal é utilizado para a produção de diversos tipos de cosméticos. 

O projeto faz um trabalho de conscientização com os pescadores ribeirinhos para que não façam a captura da espécie. A captura, posse, transporte e comércio são proibidos por lei federal. 

Para isso a Sedraf, juntamente com o Ibama, tem atuado junto aos pescadores para que eles recebam licenças ambientais para criação de tartarugas em cativeiro. 

Em dezembro do ano passado foram mais 10 mil filhotes soltos. No começo deste mês o grupo soltou mais de 13 mil tartarugas em Santa Terezinha. 

A ação já passou pelas cidades de Luciara (1.166 km a nordeste de Cuiabá) e Santa Terezinha (1.312 km a nordeste de Cuiabá) e passará por São Félix do Araguaia (1.200 Km a nordeste de Cuiabá), Confresa e Novo Santo Antônio (1.063 km a nordeste de Cuiabá). (GN) 




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25601/visualizar/