Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 05 de Dezembro de 2006 às 13:39

    Imprimir


O Museu de Pré-História Casa Dom Aquino, construído em 1842, será reinaugurado no próximo dia 7, às 17h. A revitalização e restauração contaram com investimento de R$ 48 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, através do Fundo de Fomento à Cultura.

A conclusão do projeto levou cerca de cinco meses para conclusão. Outras parcerias foram feitas com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss), Centro de Reabilitação Dom Aquino e empresas privadas.

A proposta principal do Museu é trabalhar na área da educação com alunos do ensino fundamental e médio, e inclusão social de portadores de necessidades especiais. Diante da importância histórica, o projeto de revitalização foi elaborado com base no paisagismo, transformando o local em um novo cenário arqueológico e paleontológico ao ar livre (incluindo estacionamento e iluminação), além de um centro terapêutico para deficientes. Para não mudar a arquitetura do ambiente, as adequações para portadores de necessidades especiais foram feitas com rampas de madeira, que podem ser removidas após o uso.

Com a inauguração do Museu oficinas de arte entrarão em funcionamento. De início serão desenvolvidas aulas com papel reciclado, música e sala de vídeo, para alunos de escolas públicas e particulares.

Histórico - Construída às margens do Rio Cuiabá, a Casa Dom Aquino era chamada de Chácara Bela Vista. Foi consagrada como "Casa Predestinada" por ter sido moradia de dois grandes nomes mato-grossenses: Joaquim Duarte Murtinho e Dom Francisco de Aquino Corrêa. Sua estrutura arquitetônica é formada por 12 cômodos (em estilo colonial), e a fachada é voltada para o rio Cuiabá.

Joaquim Murtinho foi ministro da fazenda do presidente Campos Sales. E Dom Aquino Corrêa, o Bispo mais novo do mundo, primeiro mato-grossense a ingressar na Academia Brasileira de Letras e foi governador do Estado.

Após passar por vários proprietários, a casa pertenceu a Zaria Cunha Esteves, que em 4 de setembro de 1959 doou para Padre Wanir Delfino César. Ele idealizou montar um museu alusivo aos nobres moradores, mas com o tempo, a idéia foi esquecida. A Casa Dom Aquino foi tombada como Patrimônio Histórico através da portaria nº 08/97 e publicada no Diário Oficial de 24 de julho de 1997.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/256257/visualizar/