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Cidades/Geral
Terça - 05 de Dezembro de 2006 às 13:06

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O Centro de Profissionalização e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Cuiabá, realizou o “Seminário sobre a implantação da Lei 10639/03 nas práticas escolares”. Ao todo, participaram do evento cerca de 180 profissionais, entre professores, pedagogos e gestores de Cuiabá e Baixada cuiabana. Conforme informou a coordenadora dos Cefapros de Mato Grosso, Maria Aparecida Nolasco, o seminário atende a matriz curricular do decreto 7.542, que dispõe sobre o regulamento 8. 405/05 que trata da estrutura administrativa dos Cefapros e tem como objetivo atender todas as áreas de conhecimento, integrando a interdisciplinaridade.

A professora formadora do Cefapro, Vânia da Silva, explicou que a iniciativa tem como proposta atender os profissionais da educação da rede estadual, bem como veicular e divulgar as ações existentes nas escolas, visando novos olhares sobre a representação dos afro-descendentes nas práticas escolares. “Apesar de encontrarmos dificuldades, como resistências por parte de algumas escolas, para a implantação da Lei, acredito que ela veio para corrigir uma série de distorções, como por exemplo, o mito da democracia racial”, explicou ela.

No primeiro dia de evento, no período da manhã, além de apresentações culturais, foi realizada uma mesa redonda para discutir “As diversas representações dos negros na história”. O professor do departamento de História da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Renilson Rosa Ribeiro, proferiu a palestra “Zumbi, Tiradentes – herói étnico, herói nacional: O jogo das representações didáticas nos manuais escolares de história do Brasil”. A maioria das pessoas têm a ilusão de viver em um país anti-racial. Por isso é importante a reflexão sobre a não hegemonia de culturas e raças, incentivando a construção de projetos que contemplem as diversidades, tanto nas escolas e universidades, quanto na esfera pública”, disse o professor.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

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