Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 05 de Dezembro de 2006 às 07:02

    Imprimir


O Governo do Estado e dirigentes da Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Moradores Bairros (Femab), União Coxipoense de Moradores (Ucam), União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairro (Ucamb) e União Várzea-grandense de Associações de Bairro (Univab) estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (04.11), no Palácio Paiaguás, para fazer um balanço do projeto “Participação Comunitária” e das ações conjuntas realizadas durante este ano.

Segundo o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes Oliveira, o balanço foi positivo, com a formação de 1.700 líderes comunitários em todo o Estado. “Nós da Casa Militar, em parceria com a Setecs, o Ceprotec, a Escola de Governo e as entidades comunitárias conseguimos realizar os cursos de inclusão digital e os de formação de líderes, com temas como ética, empreendedorismo, cidadania, cooperativismo, noções de elaboração de projetos, associativismo e já podemos confirmar que os objetivos do projeto foram alcançados plenamente. Com essa avaliação já podemos anunciar que o projeto continua no ano que vem com aperfeiçoamento do trabalho já realizado até aqui”, afirmou o secretário-chefe da Casa Militar.

Para Orestes Oliveira, o movimento comunitário tem participação importante na vida social dos municípios e é com o objetivo de capacitar cada vez mais líderes comunitários que o Governo irá manter o projeto que já se realiza há dois anos. “Pretendemos continuar com a proposta de estreitamento e fortalecimento das relações entre as unidades da PM nos bairros com os moradores no sentido de diminuir a violência cada vez mais”, destacou.

De acordo com o presidente da Femab, Walter Arruda o projeto foi importantíssimo, pois, possibilitou o acesso de novos líderes à capacitação, além do fomento ao associativismo. Por isso nós só temos é que elogiar este trabalho muito bem desenvolvido pelo coronel Orestes e a secretária Terezinha Maggi”, ressaltou o dirigentes comunitário.

Além da avaliação, os dirigentes discutiram a visitação de crianças aos enfeites do Natal das Crianças, no Parque Mãe Bonifácia, cuja abertura está prevista para o próximo dia 16 . “Já temos seis ônibus à disposição e esperamos conseguir mais para fazermos o transporte das crianças dos bairros para o passeio e visitação da decoração de Natal. Estamos organizando com os presidentes de associações essa visitação para podermos dar a oportunidade a crianças de bairros distantes de visitarem o Parque Mãe Bonifácia”, acentuou o coronel Orestes.

O presidente da Femab lembrou que a entidade reúne mais de 2.915 associações de bairros de todo o Estado e tem trabalhado em conjunto com o Governo do Estado, na execução do projeto “Participação Comunitária”. Na ocasião foram distribuídas aos dirigentes presentes, a cartilha “Vizinho Solidário”, um desafio para um bairro mais humanitário, de Elaine Duarte Ramos, do movimento Um grito pela Paz.

Além do presidente da Femab, participaram da reunião, o presidente da Ucam, Valmir Cardoso, representando 82 associações comunitárias, urbanas e rurais, além de clube de mães e grupos de idosos; o presidente da Ucamb, Hélio Martins, que representa mais de 120 entidades comunitárias e o presidente da Univab, Mateus Magalhães em nome de 120 associações de bairros várzea-grandenses.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/256374/visualizar/