Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 04 de Dezembro de 2006 às 22:19

    Imprimir


Quase 2 mil integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) bloquearam hoje cinco pontos da BR-163 numa extensão de 100 quilômetros, barrando o tráfego de veículos nos dois sentidos da rodovia. A manifestação ocorre entre as cidades de Mundo Novo e Naviraí, no Mato Grosso do sul, região sul do Estado. Não há previsão para o fim dos bloqueios.

No local, indiferentes à irritação de motoristas e passageiros, os manifestantes distribuíram cartas explicando que "exigem" a compra das fazendas Santo Antônio (9,5 mil hectares), Caburé-y 1 (3 mil hectares), Caburé-y 2 (2,3 mil hectares), Caburé-y 3 (1,8 mil hectares), situadas em Itaquiraí, município vizinho de Naviraí. Os imóveis foram avaliados em R$ 125 milhões há um ano.

Em novembro de 2005, o Incra (Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária) prometeu fechar a compra e assentar 1.600 famílias de sem-terra nas quatro áreas que são contíguas. Na ocasião, um dos procuradores do órgão em Brasília, baseado em lei de 1937, interrompeu o negócio alegando que áreas na fronteira com outros países são da União e devem ser requisitadas pelo governo sem indenização dos titulares.

Há dois meses, o parecer do procurador foi recusado depois de intensas discussões. Porém, o atraso na conclusão das aquisições fez com que os proprietários solicitassem a atualização dos preços. É o que técnicos do Incra estão apurando, conforme explicou o superintendente Luís Carlos Bonelli, que está em Brasília resolvendo a questão. Segundo ele, são 21 fazendas que estão em fase de compra no Estado.

Os motoristas buscam alternativas por estradas vizinhas ou estacionando os veículos em postos de combustíveis. Os sem-terra estão preparados para passar a noite no local e prosseguir com o movimento amanhã.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/256393/visualizar/