Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 03 de Dezembro de 2006 às 17:56

    Imprimir


Os Estados Unidos já gastaram mais de 350 bilhões de dólares na guerra no Iraque, iniciada em março de 2003, segundo cálculos da AFP, baseados em estimativas de dois organismos oficiais do Congresso americano.

O Escritório de Orçamento do Congresso (CBO) calcula em 290 bilhões de dólares os valores comprometidos até o fim do ano fiscal 2006 (que terminou em 30 de setembro passado), dos quais 254 bilhões são de custos militares.

O organismo de investigação do Congresso (Congressional Research Service) estabelece o valor em 319 bilhões de dólares, informando que isto representa 73% das despesas da "guerra contra o terrorismo" lançada após os atentados em 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington.

O Congresso aprovou ainda um pacote de 70 bilhões de dólares especificamente destinado à "guerra contra o terrorismo" no orçamento da Defesa para 2007, o que deveria representar 50 bilhões de dólares adicionais para o Iraque.

Finalmente, um senador democrata informou no mês passado que a administração se preparava para apresentar nos próximos meses um novo pacote orçamentário de 127 bilhões de dólares para as guerras no Iraque e no Afeganistão, o que elevaria o custo total da "guerra contra o terrorismo" para muito mais de 500 bilhões de dólares, superando o custo da guerra do Vietnã.

O serviço de investigação do Congresso calculou, ainda, em setembro, que o custo mensal da guerra no Iraque havia aumentado fortemente em 2006, para 8 bilhões de dólares contra 6,4 bilhões por mês em 2005.

Finalmente, o dinheiro destinado à reconstrução do Iraque chega a mais de 20 bilhões de dólares, segundo o organismo de controle do Executivo, o GAO (segundo seu relatório de 6 de outubro).





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/256623/visualizar/