Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 02 de Dezembro de 2006 às 12:19

    Imprimir


O Dia da Astronomia será comemorado neste sábado, em Cuiabá, com uma atividade solidária na praça principal do bairro Morada do Ouro. Um telescópio estará à disposição da população para observar as crateras da lua. A utilização do telescópio será permitida mediante a troca por um quilo de alimento não perecível. Todo o alimento arrecadado será doado a famílias carentes.

A idéia de promover a atividade no Dia da Astronomia, 2 de dezembro, é do astrônomo amador Eduardo Baldaci. "A lua estará na fase de quarto crescente. É a melhor possível para observar as crateras", explica Baldaci, um dos quatro astrônomos amadores no Brasil reconhecidos pela Nasa, a agência aeroespacial norte-americana. Um pequeno mapa da lua também será distribuído para que os observadores possam verificar, no papel, o que estão olhando pelo telescópio.

O equipamento estará instalado na praça principal do bairro Morada do Ouro e estará à disposição da população das 18h30 às 21h neste sábado. Baldaci explica que o telescópio tem lentes que aumentam a imagem em até 200 vezes. "Observar a lua é uma das experiências mais fantásticas da Astronomia", disse Baldaci ao RMT Online.

O astrônomo ressalta que a intenção é popularizar a astronomia e ajudar as pessoas carentes. Os alimentos arrecadados serão doados a 100 famílias dos bairros Tancredo Neves e Centro América, previamente cadastradas "Além de ser algo original, pois não é todo o dia que isto acontece em nossa cidade, queremos chamar a atenção para o grande problema social que estamos enfrentando, no que resulta em mais violência. Se cada pessoa, entidade ou igreja fizer sua parte, podemos mudar nosso contexto urbano", acredita o astrônomo.

Data comemorativa

O Dia da Astronomia é comemorado no dia 2 de dezembro em homenagem à data de nascimento do imperador Dom Pedro II, que era astrônomo amador. A Sociedade Brasileira da Astronomia escolheu a data e concedeu ao imperador o título de patrono da astronomia brasileira.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/256840/visualizar/