Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 02 de Dezembro de 2006 às 09:59

    Imprimir


Pela primeira vez na história, neste ano a maioria da humanidade - 3,2 bilhões, numa população total de 6,4 bilhões - é formada por moradores de cidades. A previsão é de que essa proporção chegue a 75% até 2050. São Paulo está no olho do furacão desse processo de urbanização. E foi escolhida como uma das sedes do Urban Age, fórum de discussão itinerante realizado desde 2005, em seis metrópoles mundiais. O evento reúne políticos e especialistas em urbanismo, lideranças e estudiosos locais, para comparar problemas das grandes cidades e as soluções encontradas para eles.

A escolha de São Paulo foi oficializada no começo de novembro em Berlim, última cidade a hospedar o evento. A data será definida no dia 15, em Paris, numa reunião de representantes da Prefeitura com organizadores do fórum. São Paulo quer receber o Urban Age no segundo semestre de 2007 e concorre com a cidade indiana de Nova Délhi.

O Urban Age é organizada pela London School of Economics and Political Science, da Inglaterra, e pela Alfred Herrhausen Society, o fórum internacional do Deutsche Bank, da Alemanha. O plano inicial era trazer a conferência para São Paulo em 2008. A antecipação da data foi uma solicitação do governador eleito José Serra (PSDB), um dos palestrantes da conferência de Berlim. "Será interessante para os administradores e urbanistas compararem as suas experiências", diz a secretária Municipal de Relações Internacionais, Maria Helena Gasparian.

Entre os temas escolhidos está a forma como São Paulo lidou com o rápido crescimento na virada do século 19 para o 20, quando passou de 30 mil habitantes, em 1870, para 8 milhões cem anos depois. Hoje a população da metrópole já se aproxima de 11 milhões de pessoas. "São Paulo é a maior cidade da América do Sul e tem peculiaridades importantes, como a intensa mistura de etnias, que convivem relativamente bem. A cidade pode ensinar e aprender", afirma Ute Weiland, coordenadora de Política e Comunicação da Alfred Herrhausen.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/256865/visualizar/