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Sexta - 01 de Dezembro de 2006 às 14:56

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Serão entregues nesta sexta-feira, 01, quatro casas construídas em mutirão pelo Projeto Moradia, do Centro Federal de Ensino Tecnológico de Mato Grosso (Cefet-MT), antiga Escola Técnica Federal. As casas foram construídas com base em projetos arquitetônicos inovadores, buscando qualidade, baixo custo, conforto térmico e versatilidade. As famílias que receberão as casas participaram de mutirões, tanto para as obras quanto para a fabricação dos tijolos, feitos com uma mistura de solo e cimento. O tijolo solo-cimento é um dos principais frutos das pesquisas do Projeto Moradia, e já foi utilizado com sucesso em outros projetos de habitação popular.

A entrega das casas acontece às 10h, com a presença de representantes do programa Habitare, da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), da prefeitura de Barra do Bugres, das secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia de Infra-estrutura, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MT) e do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT). Em Barra do Bugres, o projeto contou com a parceria da prefeitura municipal e da Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra).

As casas de Barra do Bugres são consideradas protótipos, pois seguem novos padrões arquitetônicos e de materiais. O objetivo do Projeto Moradia é estender a experiência. Até mesmo os índios Umutina, da região de Barra do Bugres, já demonstraram interesse e procuraram a equipe do projeto, interessados em construir casas de solo-cimento nas aldeias.

Projeto aproxima ensino e realidade

O Projeto Moradia foi criado no fim década de 1970, na então Escola Técnica Federal, como uma iniciativa de entrosamento de ensino, pesquisa e exten­são. Os alunos e professores envolvidos desenvolvem técnicas, materiais e sistemas construtivos, por meio de pesquisas para atender as demandas sociais e tecnológicas. Dessa forma, muitos projetos didáticos se tornaram produtos aplicados nas obras - e o que era uma estratégia de formação escolar acabou se tornando um elemento de aproximação entre produção de conhecimento e realidade. O projeto já rendeu mais de 50 artigos científicos já publicados, 2 dissertações de mestrado e 12 monografias.





Fonte: 24HorasNews

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