Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 29 de Novembro de 2006 às 21:40

    Imprimir


O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, disse na tarde desta quarta-feira que o partido integrará a aliança de governo e que é importante que ela tenha um núcleo de esquerda. Segundo ele, este núcleo trabalharia para que o programa de governo estivesse voltado para políticas de esquerda. "Na nossa compreensão, esta colizão tem um caráter de centro-esquerda e deve ter um núcleo de esquerda", disse Rabelo.

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que este núcleo de esquerda não funcionará como uma facção ou corrente política separada do Conselho Político que comporá a coalizão. "O conselho político é uma instituição integral com a qual o governo vai interagir. Os partidos de esquerda PT, PSB, PCdoB, têm uma identidade estratégica para o Brasil e eles podem formar um núcleo de esquerda que não significa que terá um pensamento diferente dos outros partidos da coalizão. Num governo de coalizão não há decisão por maioria e sim pelo consenso", disse Tarso.

O ministro ressaltou ainda que o Conselho não determinará questões de natureza eleitoral como alianças entre os partidos que compõem o conselho político. A idéia apresentada pelo PCdoB é nova. Nenhum dos partidos políticos convidados por Lula até agora havia apresentado alguma proposta neste sentido para defender posições políticas históricas.

O presidente comunista revelou ainda que o PCdoB está preparado para assumir mais espaços no segundo mandato de Lula. "Pela nossa proximidade política, pela relação de confiança que nós temos com o presidente Lula e com o PT, nós podemos aumentar nossas responsabilidades no próximo governo, mas isso depende exclusivamente do presidente", disse Rabelo.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257457/visualizar/