Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Novembro de 2006 às 13:44

    Imprimir


A CPI dos Sanguessugas recebeu na manhã desta quarta-feira sugestões dos ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Jorge Hage (Controladoria-Geral da União) para o combate a desvios no Orçamento.

O ministro admitiu que existem dificuldades para o acompanhamento, pelo governo, da execução dos convênios firmados. "Mesmo num convênio de R$ 15 mil, o gasto para fiscalizar é de R$ 40 mil. Ou seja, mais do que o próprio convênio. Isso é inviável", reconheceu.

Bernardo disse à CPI que o governo pretende tornar mais rigoroso o controle sobre os convênios firmados entre o Executivo e as prefeituras, assim como melhorar o acompanhamento dos recursos que saem dos cofres públicos para os entes federativos. Uma das sugestões do ministro é criar um portal na internet para o acompanhamento dos convênios firmados pela União. O portal, segundo ele, poderia ser visto por todos os brasileiros com o objetivo de melhorar a transparência na divulgação dos convênios.

Hage mostrou, ainda, a falta de acompanhamento do governo nos convênios firmados com a Planam desde o ano 2000. O ápice do descontrole ocorreu em 2002, quando 51,4% dos convênios firmados pelo Ministério da Saúde foram para a empresa. A Planam também monopolizou convênios em Estados como Mato Grosso e Rio de Janeiro, com 89% e 59% do total firmado pelo ministério.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257567/visualizar/