Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Novembro de 2006 às 06:35

    Imprimir


O Município de Comodoro (644 km a Oeste de Cuiabá) é o último do Estado a receber o curso de vaqueiro este ano e conta com a participação de 16 alunos. O treinamento, desenvolvido através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), iniciou nesta terça-feira (28.11), na fazenda Campeira, que fica a 25 km da cidade.

Segundo o coordenador do projeto, José de Abreu, 50% dos alunos são pequenos produtores rurais do próprio município. “A maioria participa do treinamento para melhorar o trabalho em sua propriedade, já que o curso ensina noções de manejos de cria, recria, engorda e de curral, além de castração, vacinação, rastreabilidade e artesanato em couro”, explicou.

O pecuarista, Leandro Rossi, proprietário da fazenda onde acontece o treinamento, disse que ainda não conhecia o projeto e ficou surpreso com sua proposta.

“Através da prefeitura, conversei com a coordenação do Projeto Parceria Rural – Pecuária e achei interessante essa proposta de qualificação profissional, que tem como público alvo o trabalhador do campo. Aqui na região é muito complicado encontrar mão-de-obra qualificada nesta área. O fato do treinamento ser ministrado em minha propriedade auxilia tanto na capacitação de meu próprio funcionário como de outros trabalhadores”, disse.

O curso também aproveitará a segunda etapa de vacinação contra aftosa para vacinar o rebanho da fazenda. “A segunda etapa da campanha do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa do Ministério da Agricultura encerra no dia 30 deste mês. Essa é uma forma de repassarmos aos alunos noções de vacinação e, ao mesmo tempo, auxiliarmos neste trabalho de erradicação da doença”, lembrou José de Abreu.

O Parceria Rural – Pecuária qualificou em 2006 um total de 240 trabalhadores através do curso de vaqueiro, atendendo os municípios de Cuiabá, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Juína, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Canarana, Luciara, Jangada, Nova Monte Verde e Nova Canaã do Norte.

Doma Racional

O curso de doma racional foi a novidade desenvolvida pelo projeto em 2006. O treinamento ensina o trabalhador do campo a lidar com cavalos, adquirindo resultados positivos no desempenho das atividades pecuárias, tudo isso envolvendo um método totalmente suave, sem o uso da violência com os animais.

O curso qualificou um total de 107 trabalhadores e atendeu os municípios de Novo São Joaquim, Água Boa, Poconé, Araputanga e Nova Bandeirantes.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257706/visualizar/