Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 27 de Novembro de 2006 às 23:59

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Defesa e Cidadania inicia nesta segunda-feira as ações da campanha “Chuva Sim! Pesadelo Não!”, na Regional Leste em Cuiabá. A ação tem início com a limpeza do córrego Barbado, com a retirada de entulhos, pneus e demais tipos de lixo que são jogados no córrego. Manter as margens dos córregos limpas e livres de entulhos é fundamental para evitar enchentes nesta época do ano.

A campanha “Chuva Sim! Pesadelo Não!”, da Prefeitura de Cuiabá, tem o objetivo de minimizar o máximo possível os efeitos da estação das chuvas na capital. O programa consiste em prevenir a população quanto aos cuidados necessários no período chuvosos. A campanha é promovida pela Secretaria Municipal de Defesa e Cidadania em parceira com a Secretaria Municipal de Infra-estrutura e com as administrações das regionais.

Além de ações de limpeza, a Secretaria de Defesa e Cidadania desenvolve um intenso trabalho de educação ambiental junto à população. Cartilhas e panfletos de alertas são distribuídos para população que vive em áreas de riscos. A educação ambiental é feita especialmente com os alunos das escolas públicas, que se tornam agentes multiplicadores das orientações sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. São ministrados palestras em escolas, igrejas, clubes e associações.

“A participação ativa da população é imprescindível para o êxito da campanha e a conseqüente prevenção de desastres neste período”, ressalta o secretário de Defesa e Cidadania, Ricardo Siqueira. A campanha faz um apelo para que as pessoas tenham o bom senso de não jogar lixo em locais impróprios, especialmente as margens dos rios e córregos que cortam a cidade.

Cálculos da prefeitura indicam que Cuiabá produz cerca de 800 toneladas de lixo, diariamente, não coletado. Este lixo é lançado em terrenos baldios, polui córregos e rios, facilitando assim as enchentes em áreas de risco.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257926/visualizar/