Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 27 de Novembro de 2006 às 17:22

    Imprimir


Um juiz chileno colocou o ex-ditador Augusto Pinochet em prisão domiciliar na segunda-feira pelo sequestro de dois opositores na "Caravana da Morte," uma missão militar que realizou execuções nos primeiros anos de seu governo.

Fontes judiciais disseram que o juiz Víctor Montiglio determinou a prisão de Pinochet em sua luxuosa casa no bairro de La Dehesa, na zona leste de Santiago. O ex-ditador havia obtido a liberdade sob fiança poucos dias atrás, em um outro processo.

Pinochet está sendo processado pelo sequestro e pelo homicídio de Wagner Salinas e Francisco Lara, dois ex-seguranças do presidente Salvador Allende que foram detidos na cidade de Curicó, pouco depois do golpe militar de 11 de setembro de 1973.

O ex-ditador, que no sábado completou 91 anos de idade, ficou em prisão domiciliar desde o fim de outubro até 8 de novembro, num processo por tortura e outros crimes cometidos no centro de repressão Villa Grimaldi.

Cerca de 3.000 pessoas foram assassinadas ou "desaparecidas" durante a ditadura de Pinochet, que durou 17 anos, até 1990.

Pinochet já foi colocado em prisão domiciliar várias vezes, entre elas um período prolongado na Grã-Bretanha.

Em meados de julho, a Corte Suprema do Chile retirou a imunidade que ele tinha por ser ex-governante, depois de reabrir a investigação sobre a morte de Salinas e Lara.

A decisão de julho reverteu um veredicto anterior do tribunal máximo, que havia arquivado o caso da "Caravana da Morte," aceitando o argumento da defesa de que Pinochet não tinha condições físicas e mentais de enfrentar um julgamento.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257952/visualizar/