Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 27 de Novembro de 2006 às 16:58

    Imprimir


Um quadro de Xu Beihong, pai da arte moderna chinesa, bateu o recorde de maior preço registrado na venda de uma obra de arte do país asiático, ao ser comprada por US$ 6,92 milhões, informou nesta segunda-feira o jornal China Daily.

A venda aconteceu na casa de leilões Christie's de Hong Kong. A obra foi adquirida por uma colecionadora cujo nome foi mantido em sigilo, que pagou esta soma pela obra "Escravo e leão", uma das mais raras do pintor, e que data da década de 1920, época em que o artista viveu em Berlim.

O preço final foi um recorde no setor chinês, e superou as expectativas da Christie's, que calculava que a obra poderia ser vendida por até US$ 4,24 milhões.

Xu é reconhecido na China como um dos principais introdutores da técnica ocidental da pintura a óleo, que combinou com maestria com técnicas próprias da tradição chinesa.

A obra de Xu foi leiloada ontem junto com outras 400 peças de arte moderna e contemporânea do país, dentre as quais se destacavam as de Zhang Xiaogang.

Os especialistas afirmam que a alta do preço da arte chinesa se deve a uma especulação por parte de colecionadores e galeristas que, nos últimos anos, acumularam obras de artistas do país, e que disparam artificialmente os preços nos leilões para revalorizá-las, independentemente da qualidade real dos quadros.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257957/visualizar/