Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 27 de Novembro de 2006 às 15:29
Por: Andréia Fontes

    Imprimir


A Assembléia Legislativa sedia hoje, durante todo o dia, a “Feira Ambiental Região Hidrográfica do Paraguai”, com exposição de projetos, pesquisas e experiências na área ambiental, especialmente sobre os recursos hídricos. A Feira também tem como foco a discussão do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e o lançamento do Caderno da Região Hidrográfica Paraguai. O evento foi aberto com a palestra do secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra.

O secretário destacou que as Feiras Ambientais estão sendo realizadas nas 12 regiões hidrográficas do país com o objetivo de informar e sensibilizar a sociedade para a gestão dos recursos hídricos e para a implementação do PNRH.

Logo em seguida foi apresentado o Caderno Região Hidrográfica do Paraguai. O Rio Paraguai nasce em Mato Grosso, na Chapada dos Parecis. A Região Hidrográfica do Paraguai inclui o Pantanal, uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988 e Reserva da Biosfera pela UNESCO no ano de 2000.

A bacia hidrográfica do Rio Paraguai abrange uma área de 1.095.000 km², sendo 33% no Brasil e o restante na Argentina, Bolívia e Paraguai. No Brasil a Região abrange porções dos estados de Mato Grosso do Sul (51,8%) e Mato Grosso (48,2%), ocupando uma área de 363.445 km² (4,6% do território nacional). A vazão média do rio Paraguai corresponde a 1% do total do País. Porém, há perdas no sistema devido à alta evapotranspiração potencial, concentrada principalmente no Pantanal, resultando em uma baixa vazão específica média, e em contribuições negativas nas unidades hidrográficas do Baixo Cuiabá, Taquari, Negro e Nabileque.

Desde a década de 70 a expansão da pecuária e da soja em áreas do Planalto têm fomentado o desmatamento e a erosão. Pelo fato de vários rios da região, como o Taquari e São Lourenço, apresentarem elevada capacidade de transporte de sedimentos, tem aumentado a deposição de sedimentos no Pantanal e o conseqüente assoreamento dos rios localizados nas regiões de menor altitude.

A demanda total de água na região hidrográfica corresponde a 1,04% do País, sendo do total regional destinados 39% para dessedentação de animais, 35% para irrigação, 16% para abastecimento urbano, 5% para abastecimento rural e 5% para uso industrial.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257998/visualizar/