Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 26 de Novembro de 2006 às 13:47

    Imprimir


A Controladoria-Geral da União (CGU) iniciou o treinamento de funcionários das prefeituras de cidades com mais de 50 mil habitantes de como administrar corretamente o dinheiro público. Os primeiros cursos do Programa de Fortalecimento da Gestão Municipal começaram em Figueirão, no Mato Grosso do Sul, e Independência, no Rio Grande do Sul, dois dos cinco municípios escolhidos por sorteio. Outros 711 municípios que se inscreveram voluntariamente serão atendidos de acordo com sorteios.

A CGU constatou, a partir de 2003, em auditorias nas contas dos municípios, que havia muitas irregularidades em processos de licitação, no planejamento e no controle de recursos públicos, e por isso decidiu iniciar o programa para, além de apontar os erros, evitar que voltem a ocorrer.

Segundo o secretário-executivo da Controladoria Geral da União, Luiz Augusto Navarro, o treinamento é importante uma vez que a má gestão dos recursos públicos traz grandes prejuízos para a sociedade. Segundo Navarro, o dinheiro que poderia estar sendo investido em saúde e educação é mal aplicado, e com o treinamento essa situação pode melhorar.

“Com servidores melhor treinados, gestores municipais melhor informados, realmente o que se espera é que haja o incremento da qualidade da aplicação dos recursos públicos”, disse.

De acordo com Navarro, muitas vezes as irregularidades na aplicação dos recursos públicos acontecem por falta de informação. “Não tenho dúvida de que realmente há um grande desperdício de recursos públicos, seja por má gestão, seja até, infelizmente, por corrupção em todos os níveis. Evidente que toda a nossa intenção é no sentido de reprimir o que está errado, mas também ajudar para que os erros não se repitam”.

O curso tem duração de uma semana e a as prefeituras participantes recebem livros para consultas futuras.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/258277/visualizar/