Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 25 de Novembro de 2006 às 18:27

    Imprimir


No Piauí, 64 municípios decretaram estado de emergência por causa da seca. A situação é mais grave nas cidades da região do semi-árido. Cerca de 500 mil pessoas são afetadas pelos efeitos da estiagem. Os prejuízos são maiores na agricultura. O casal Barbosa plantou 4 hectares de milho e feijão. Mas nada prosperou. “Somos 5 pessoa, não tem de onde comer não. É no dia que deus quer que der certo comer come, no dia que não der vai dormir com fome”, disse Aurelina Barbosa, agricultora.

Esse é considerado um dos períodos mais críticos na região. Há sete meses não chove. O verde da vegetação foi substituído pelo cinza e o pior: muitos reservatórios de água já secaram. Sem água, os postos de saúde e as escolas funcionam de forma precária. O sertanejo caminha quilômetros e não encontra água de boa qualidade para o consumo. “Muitas vezes não tem a outra água melhor pra se usar. Aí tem que usar ela mesmo”.

Carros-pipa estão abastecendo 36 municípios, mas não é suficiente. Muita gente tem que pagar para ter o produto. “Compro por semana dois, três tambores de água de 200 litros cada a R$ 10,00 o tambor”, disse Zilta Carvalho, dona-de-casa.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/258314/visualizar/