Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 24 de Novembro de 2006 às 19:30

    Imprimir


O primeiro-ministro turco, Tayyip Recep Erdogan, pediu nesta sexta-feira para o Papa Bento XVI apoiar "a aliança das civilizações" entre o Ocidente e o mundo muçulmano, numa entrevista divulgada pela TV italiana.

"O Papa, uma personalidade política e religiosa, pode ter um papel importante na substituição do clima de guerra pelo de paz", declarou Erdogan ao programa ''Porta a Porta'' da primeira rede nacional. "A única mensagem" que o chefe de governo turco espera de Bento XVI é um apoio público à iniciativa turco-espanhola a favor da "aliança das civilizações como alternativa ao choque entre as civilizações", indicou. "A aliança de civilizações", lançada em setembro de 2004 na ONU pelo presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e apoiada pela Turquia, pretende aproximar as instituições e a sociedade civil dos diferentes povos com o objetivo de superar preconceitos e mal-entendidos.

O primeiro-ministro turco explicou na entrevista que não poderá receber o Papa em Ancara na próxima terça-feira porque nesse dia estará "na Letônia para participar da cúpula da Otan", disse.

"Não podemos faltar à reunião da Aliança Atlântica por causa da visita do Papa à Turquia", acrescentou.

Erdogan, líder do partido Justiça e Desenvolvimento (AKP, criado a partir do movimento islâmico), também falou da polêmica provocada pelos comentários do Papa sobre o Islã e a violência na Universidade de Ratisbona, na Alemanha.

"Nunca permitimos insultos a profetas de outras religiões. Nossa fé nos obriga inclusive a respeitá-los. Temos o direito de esperar que nos tratem como tratam os membros de outras religiões", afirmou.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/258521/visualizar/