Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 24 de Novembro de 2006 às 06:33

    Imprimir


Nesta sexta-feira, 24 de novembro, às 20h00, no teatro do Sesc Arsenal, acontece o show “Viola mundo a fora”, com o Grupo Musical Cururucuias. No repertório muita polca, rasqueado, guarânia, choro e música populare mato-grossense.

Fundado há sete anos o Grupo Musical Cururucuias trabalha com o propósito da valorização das manifestações autóctones do Estado de Mato Grosso, considerando por esta as influências da cultura musical sul-americanas. O grupo é formado por Daniel de Paula, compositor, músico graduado, mestre em Antropologia Cultural pela UFMT, pesquisador da cultura mato-grossense, especialista em viola de cocho, Fidel Fernandez, contrabaixista da orquestra sinfônica da UFMT, músico graduado estudou com os melhores mestres contrabaixistas do país, e Toni Fernandez, renomado músico instrumentista guitarrista professor de violão e guitarra sendo pioneiro na difusão do ensino da linguagem jazzística em MT, aprimorou seus estudos musicais na Escola de Música de Brasília.

A composição do repertório para os shows varia entre o rasqueado, siriri, polca, guarânia, choro, e músicas populares mato-grossenses. Suas composições e interpretações buscam retratar a vivência cultural do homem mato-grossense, seus trejeitos, assim como algumas considerações históricas. Como pesquisadores da cultura mato-grossense, seus integrantes promovem a Viola de Cocho (instrumento tipicamente da região) como ícone fundamental, dinamizando-a com outros instrumentos mais convencionais.

Por inúmeras vezes o Grupo Cururucuia representou o estado em eventos de nível nacional, sempre difundindo a cultura local através da expressão maior: a música. Recebeu em 2004 o Prêmio Syngenta de Música Instrumental para Violas do Brasil, e em 2005 se classificou em 5º lugar no 2º Prêmio Syngenta, que aconteceu em São Paulo.

Participou também do Projeto Miden, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura onde teve uma de suas obras inseridas numa coletânea que foi divulgada em noventa e oito paises. O Grupo é vencedor de vários festivais de música pelo Brasil afora. Atualmente está catalogando suas composições para lançar seu primeiro CD instrumental.

O ingresso pode ser adquirido a preços populares. R$ 10,00(dez reais) inteira e R$ 5,00(cinco reais, no local).





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/258746/visualizar/