Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 23 de Novembro de 2006 às 15:10

    Imprimir


A Polícia Federal (PF) prendeu em São Paulo um traficante de drogas que estava foragido há 17 anos e que foi condenado por ter enviado uma tonelada de cocaína aos Estados Unidos em 1989, informaram hoje fontes oficiais.

Ricardo Rodrigues Gomes, de 47 anos e condenado a oito anos e sete meses de prisão por tráfico internacional de drogas, foi detido ontem quando faltavam apenas dois meses para que sua pena prescrevesse, informou a Polícia Federal em comunicado.

Segundo a Interpol, que participou da operação de captura, Rodrigues integrava no Brasil uma organização de narcotraficantes vinculada ao colombiano Pablo Escobar, ex-chefe do Cartel de Medellín, morto em 1993.

Sua organização foi responsável por uma carga de uma tonelada de cocaína confiscada pelas autoridades americanas em abril de 1989 em um avião da companhia aérea Varig que aterrissou na cidade americana de Miami.

A investigação sobre o embarque permitiu à PF identificar uma organização "com vários tentáculos" que introduzia cocaína colombiana ao Brasil para enviá-la aos EUA.

"A cocaína era enviada pelos cartéis da Colômbia comandados por Pablo Escobar; entrava pelas fronteiras do Brasil e era enviada ao interior de São Paulo. Depois passava ao Rio de Janeiro de onde era embarcada em aviões de Varig no aeroporto internacional do Rio de Janeiro", segundo a nota da Polícia.

"O embarque da cocaína nos vôos de Varig era realizado por empregados da empresa que faziam parte da organização", acrescenta a nota, que lembra as pressões das autoridades americanas para que o aeroporto do Rio de Janeiro perdesse sua condição de internacional.

Durante a investigação, a Polícia brasileira confiscou no Rio de Janeiro outros 125 quilos de cocaína que um ex-empregado da Varig tentava enviar ao exterior.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/258834/visualizar/