Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 23 de Novembro de 2006 às 08:07

    Imprimir


O cosmonauta russo Mikhail Tyurin e o astronauta americano Michael López-Alegria concluíram nesta quinta-feira (23) uma caminhada espacial no lado externo da Estação Espacial Internacional (ISS). O procedimento correu bem e permitiu tempo para trabalhos de manutenção e uma prevista tacada de golfe.

"Tyurin e López-Alegria concluíram sua saída espacial e cumpriram a maior parte dos trabalhos previstos", disse Valeri Lindin, porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia à agência Itar-Tass.

A caminhada começou às 22h17 (de Brasília) de quarta-feira, com mais de uma hora de atraso devido a problemas no sistema de refrigeração do traje espacial de Tyurin. Por isso o CCVE alterou o programa de atividades, explicou Lindin.

O terceiro tripulante da ISS, o alemão Thomas Reiter, permaneceu a bordo, acompanhando a caminhada e monitorando os sistemas da estação.

Apesar da demora e dos problemas, Tyurin se tornou o primeiro ser humano a dar uma tacada de golfe da órbita terrestre. A façanha será incluída no "Livro Guinness dos Recordes".

"Tyurin deu a tacada num instante, mas demorou mais de meia hora para se preparar", disse Lindin. Ele acrescentou que López-Alegria precisou mudar de posição várias vezes para fotografar a cena.

No espaço, as regras foram diferentes. Tyurin segurou o taco com uma só mão. A bola de apenas três gramas partiu em sentido oposto ao da ISS.

Antes da sua missão, Tyurin disse à imprensa que nunca tinha jogado golfe, mas astros do esporte tinham dado a ele suas recomendações para a tacada em órbita.

"Além de conselhos técnicos, eles me explicaram o sentido do esporte. O golfe é como um mundo à parte", comentou.

A demonstração de Tyurin faz parte de uma campanha comercial, segundo um acordo entre a agência espacial russa Roskosmos e uma empresa canadense de artigos esportivos.

O anúncio, cujo preço não foi revelado, vai mostrar a segunda demonstração de golfe no espaço. A primeira ocorreu na superfície da Lua, com o americano Alan Shepard, comandante da missão Apolo 14, em 1971, com a colaboração da mesma companhia canadense.

Executivos da empresa afirmaram que o anúncio comemora o 35º aniversário do anterior.

Após a gravação do anúncio, López-Alegria e Tyurin instalaram um instrumento para a detecção dos fluxos de nêutrons na parte exterior do módulo russo Zvezda.

Também reinstalaram a antena WAL2 para o acoplamento das naves automáticas de carga européias ATV, e inspecionaram uma das antenas exteriores no cargueiro Progress M-58, provável causa dos problemas durante o seu acoplamento à ISS em outubro.

"Apesar dos inconvenientes, podemos afirmar que a caminhada espacial foi bem-sucedida", disse Lindin.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/258973/visualizar/