Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 23 de Novembro de 2006 às 07:19

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mais o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e o Sebrae, promovem nesta quinta e sexta-feira (23 e 24.11), em Várzea Grande, o primeiro simpósio que irá debater vários aspectos relativos à qualidade da matéria prima pescado. O encontro, segundo os organizadores, é importante para o desenvolvimento da cadeia produtiva deste alimento em Mato Grosso.

Entre os palestrantes estão especialistas no assunto do ministério e de várias universidades federais do país. Entre os presentes estarão o superintendente federal de Agricultura em Mato Grosso, Paulo Antônio da Costa Bilégo e o presidente do Indea, Décio Coutinho. O Primeiro Simpósio Mato-grossense de Higiene e Qualidade de Pescados será realizado no auditório do Mapa, em Várzea Grande e terá a coordenação do professor Edivaldo Sampaio de Almeida Filho, da UFMT.

A procura e o consumo de pescados têm aumentado consideravelmente nos últimos anos em função de vários fatores, dentre eles, a busca por um alimento protéico nutritivo, saudável, e com baixos teores de gorduras saturadas. O pescado se enquadra nesta categoria, porém, se durante as várias etapas de sua cadeia produtiva não forem adotadas boas práticas higiênicas e instituídos serviços eficientes de inspeção e controle de qualidade, este alimento poderá se deteriorar facilmente, ou tornar-se veículo de microrganismos patogênicos e ser extremamente prejudicial ao homem.

O Estado de Mato Grosso tem no pescado um alimento tradicional em sua culinária, e está se organizando no sentido de se tornar grande produtor e exportador do produto. Portanto, o conhecimento de todos os aspectos relativos à higiene e a tecnologia que envolve a cadeia produtiva do pescado é de grande importância com vistas à manutenção da qualidade do produto.

A escassez de informação referente a estes fatores em peixes de Mato Grosso torna o evento uma contribuição à informação científica e poderá auxiliar o setor produtivo no Estado a oferecer um pescado de maior qualidade e competitividade.

Serão abordados os seguintes temas: Enfermidade de pescados; Zoonoses transmitidas por pescados; Toxicologia de pescados; Análise sensorial de pescados; Controle de qualidade de pescados; Inspeção de pescados; Patologia de pescados; Fraudes em Pescados; e Plano HACCP na indústria de pescados.

PALESTRANTES CONVIDADOS

Célio Faulhaber (MAPA) Mônica Queiroz de Freitas (UFF) Sergio Carmona de São Clemente (UFF) Francisco Carlos de Lima (UFF) Renata J. Medeiros (UFRJ) Geraldo Abreu de Oliveira (UFF) Micheli Ferreira da Silva (RECREFISH Pescados Ltda.)





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/258996/visualizar/