Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 22 de Novembro de 2006 às 23:32

    Imprimir


A Câmara Municipal de Cuiabá promoveu em sessão solene nesta quarta-feira (22.11), uma homenagem às pessoas e entidades que trabalham na defesa do negro. O plenário reuniu personalidades que ao longo da história tem se destacado na causa da promoção da igualdade racial. Tendo como autores da sessão os vereadores Marcus Fabrício (PP) e Luiz Marinho (PFL), a sessão reforça o pensamento expresso na 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Consolidar a igualdade racial e de gênero, não depende só da vontade política de um governo mas, sobretudo, da construção de um plano de promoção social da igualdade racial para o município, com atribuições claras e bem definidas para os organismos que compõem o Poder Executivo, bem como os poderes Legislativo e Judiciário, dialogando e construindo-a com os poderes constituídos, com a sociedade civil como um todo, e especialmente com o movimento negro.

Dentro deste conceito a Câmara Municipal de Cuiabá consolida segundo os autores da sessão, o papel de defesa, de reconhecimento e de cidadania. Cada vereador reconheceu a luta das pessoas e de entidades com a entrega do troféu Zumbi dos Palmares.

PROMOÇÃO DA IGUALDADE - Homenageada com o troféu Zumbi, a professora e vice-prefeita Jacy Proença já travou muitas lutas em defesa dos negros. Ela integrou a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, trabalhos que lhe renderam a indicação para o troféu através do vereador Marcus Fabrício ( PP).

Jacy acredita que consolidar a igualdade racial e de gênero não depende só da vontade política de um governo, mas, sobretudo, da construção de um plano de promoção da igualdade racial para o município, com atribuições claras e bem definidas para os organismos que compõem o poder executivo, bem como os poderes legislativo e judiciário, dialogando e construindo-a com os poderes constituídos, com a sociedade civil como um todo e especialmente com o movimento negro. Pensamento este, expresso nos anis da 1ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial, que teve como tema: Estado e Sociedade Promovendo a Igualdade Racial.

Entidades envolvidas na causa dos negros foram homenageadas como o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Relações Raciais e Educação, Federação Mato-grossense de Capoeira, Instituto de Mulheres Negras.

A dança foi destaque através de homenagens a os grupos Cultural Caçula do Pandeiro. O vereador Luiz Marinho, entregou o troféu Zumbi para os Grupos de Dança Ayoluwa - representado pela Coordenadora Célia Silva, Grupo Folclórico Flor do Campo- representado pela presidente Matilde Silva . O movimento de Inteligência Negra - representado pelo presidente, Cristóvão Luiz Gonçalves da Silva teve o trabalho reconhecido pela Câmara Municipal de Cuiabá.

O grupo União e Consciência Negra- Grucon –MT –representado pelo presidente, Rinaldo Ribeiro de Almeida, recebeu o reconhecimento do legislativo municipal que também homenageou o Conselho municipal de Promoção da Igualdade Racial, instituto de Mulheres negras, Associação dos Falcêmicos e Talacêmicos de Mato Grosso-representada pelo vice-presidente- Rosalini Batista de Oliveira, Central única das favelas- CUFA, representada pelo coordenador Paulo Fagner da Silva Ávila.

O jornalista José Jacinto, o Gegé, um dos ícones do colunismo social no Estado de Mato Grosso e símbolo da resistência negra contra o preconceito recebeu o troféu Zumbi.

O ator Justino Astrevo, que compõe a dupla Nico e Lau, falou em nome de todos os homenageados . Ressaltou a importância do troféu Zumbi e da contribuição da arte no processo de romper com preconceitos.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/259019/visualizar/