Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 22 de Novembro de 2006 às 23:20

    Imprimir


Os Anais da Iª Conferência Municipal da Igualdade Racial e o Plano Municipal de Promoção à Igualdade Racial foram apresentados pela vice-prefeita, Jacy Proença na sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, realizada nesta quarta-feira (22.11), no plenário da Câmara Municipal de Cuiabá. No evento foi entregue o Troféu Zumbi, de autoria do vereador Marcus Fabrício (PP) às entidades e personalidades que atuam em prol da comunidade negra.

A vice-prefeita relatou que a construção dos Anais da Iª Conferência Municipal foi feita através de encontros, debates e proposituras. Ela salientou que nesse período de comemoração ao Dia da Consciência Negra é um momento de reflexão e comemoração, e que com todas as conquistas, ainda caminham a passos lentos no combate à discriminação racial.

"Avançamos num espaço das relações mais igualitárias e fraternas, o que para algumas pessoas pode parecer simples. Nosso primeiro passo foi sensibilizar a máquina pública da importância de incorporar no programa de governo políticas especiais, como de promoção à igualdade racial e às mulheres", relatou Proença.

Ao relembrar a elaboração da Iª Conferência Municipal da Igualdade Racial, Jacy Proença falou que o evento teve maior participação de pessoas nas conferências municipais realizadas no Brasil. A vice-prefeita disse que após o evento, um grupo de trabalho formulou os Anais e estará entregando à Câmara Municipal de Cuiabá um anteprojeto de lei com o Plano Municipal de Políticas de Igualdade Racial que tem quatro eixos – cultura e religiosidade; educação; saúde e gênero.

"O povo negro é o povo cuiabano, mato-grossense e brasileiro. Se não combatermos o grande mal que é o racismo não conseguiremos alcançar a paz que todos almejamos", salientou Jacy Proença.

Na solenidade, a vice-prefeita comentou a decisão do desembargador, José Silvério Gomes que apresentou um parecer contrário ao pedido da Fecomércio de suspender o feriado estadual em comemoração ao Dia do Zumbi de Palmares. Ela pediu aos parlamentares para que homenageassem o desembargador e o vereador Marcus Fabrício (PP) se comprometeu em liderar junto à Câmara Municipal a elaboração de uma Moção de Aplausos pela atitude do magistrado. O Dia de Zumbi é comemorado em três estados: Mato Grosso, Bahia e Rio de Janeiro.

O vereador Luiz Marinho (PFL) lembrou que foi ele que sancionou o projeto de lei que criava o Dia Municipal de Zumbi dos Palmares, já que havia sido vetado pelo executivo municipal. "No dia 20 de novembro, Dia de Zumbi dos Palmares devemos avaliar como uma data de conquistas e avaliações. É quem sabe num futuro próximo consigamos viver todas as religiões e etnias em harmonia", disse Luiz Marinho (PFL).





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/259020/visualizar/