Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 20 de Novembro de 2006 às 06:17

    Imprimir


São Paulo - A lavoura de soja da safra 2006/07 ainda não terminou de ser plantada, mas os primeiros focos de ferrugem asiática começam a aparecer. Segundo dados da Fundação MT, o fundo já foi detectado nos municípios de Sapezal, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde, Jaciara, Alto Garça e existe a possibilidade de um foco em Campo Novo dos Parecis, que ainda não foi confirmado.

Segundo o pesquisador do setor de Proteção de Plantas, da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, Fabiano Siqueri, os focos foram detectados em lavouras sentinelas e que ainda não há motivos para desespero. "Nas regiões onde os focos foram encontrados os produtores já podem fazer as aplicações. Nas regiões onde ainda não foram detectados vestígios da doença, mas a soja já está florindo é bom fazer uma aplicação preventiva", explica Siqueri.

O especialista lembra o vazio sanitário ocorrido nos meses de inverno no Mato Grosso foi positivo, mas precisa ser aprimorado para os próximos anos. Choveu acima do esperado no inverno, o que favoreceu a germinação dos grãos que ficaram no solo depois da colheita, permitindo a sobrevivência do fundo. "A atenção agora precisa ser redobrada, apesar de o clima não estar favorável para o desenvolvimento da doença. Está muito seco no Estado e já não chove há dez dias", disse.

Mesmo com a preocupação gerada pelo aparecimento da doença, Siqueri diz que o potencial para o desenvolvimento da ferrugem esse ano é menor do que no ano passado. Além do clima não favorável, a antecipação do plantio também contribui para reduzir a incidência do fungo. "Esse ano já estamos com praticamente 80% da área do Estado plantada. No ano passado o percentual era de aproximadamente 65%", afirma.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/259781/visualizar/