Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 16 de Novembro de 2006 às 06:35

    Imprimir


Ribeirão Preto - O superintendente de Abastecimento da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Roberto Ardenghy, descartou hoje problemas com desabastecimento de álcool combustível até o início da safra 2007/2008, em maio do próximo ano. Segundo ele, se não houver "grandes movimentos de exportação" do produto, o País terá uma sobra de álcool de aproximadamente 4,5 bilhões de litros no próximo ano. Ardenghy não contabilizou o volume enviado ao exterior, que deve ficar entre 3,5 e 4 bilhões de litros. Ainda assim, sobrariam de 500 milhões a um bilhão de litros do combustível.

O superintendente da ANP participou hoje, em Brasília (DF), do debate "Álcool - Combustível Estratégico", na sede da Confederação Nacional do Comércio. A previsão do executivo é de que o País produza 17,1 bilhões de litros de álcool no ano safra 2006/2007 e consuma, entre álcool anidro (que é misturado à gasolina) e hidratado cerca de 13,5 bilhões de litros.

Ardenghy garantiu que, se houver crescimento elevado das exportações, o governo tem mecanismos para intervir no mercado. "Temos medidas a serem tomadas caso venha haver problema de abastecimento, por exemplo, em restringir e monitorar as exportações", afirmou. "Se houver muita exportação de álcool, em prejuízo ao mercado interno, o governo tem um mecanismo, já tradicional de comercio exterior, para controlar as exportações e evitar desabastecimento", admitiu.

No início deste ano, o País quase enfrentou uma crise de abastecimento de álcool durante a entressafra da cana-de-açúcar, quando houve elevação considerável nos preços do produto. Na ocasião, para aumentar os estoques do álcool, o Conselho Interministerial do Açúcar e Álcool (Cima), formado por quatro ministérios, decidiu reduzir o percentual obrigatório de mistura do álcool na gasolina de 25 para 20%. Agora, com o atual crescimento dos estoques de álcool, o Cima elevou para 23% a mistura, medida que valerá a partir de segunda-feira (20). Com informações da Agência Brasil.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/260399/visualizar/