Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 11 de Março de 2013 às 07:48
Por: Glaucia Colognesi

    Imprimir





     A  Região Norte de Mato Grosso é a que mais tem representatividade na Assembleia, pois ocupa sete das 24 cadeiras (confira o quadro). Isso significa que os municípios daquela localidade tendem a se desenvolver muito mais que as outras, em virtude da maior força política.

 

   Quanto mais deputados a população da região elege, mais recursos e benefícios àquelas cidades tem chances de receber, porque a pressão é maior em cima do Governo do Estado. Não é raro o Executivo aceitar os pleitos e imposições parlamentares, porque precisa do apoio do Legislativo para aprovação de mensagens e projetos de seus interesses.

   Os nortistas no Legislativo estadual têm hoje uma bancada maior até mesmo do que a região mais populosa de Mato Grosso, a Baixada Cuiabana. Conforme dados do IBGE/Censo 2010, a Baixada Cuiabana concentra 1/3 da população de todo o Estado. Existem pouco mais de 3 milhões de  habitantes em Mato  Grosso. Deste total, 970,2  mil  residem nos 14 municípios que compõem a Baixada.

   Mesmo tendo tamanha aglomeração de habitantes e eleitores, a Baixada Cuiabana conquistou a segunda colocação no ranking da representatividade na Assembleia, empatando com a Região Sul, com cinco cadeiras cada uma.  Em terceiro vem a Região Oeste, que engloba os municípios de Cáceres, Reserva do Cabaçal, Pontes e Lacerda dentre outros.

   O levantamento também mostra porque o Araguaia é conhecido como o Vale dos Esquecidos. O Médio-Norte e o Araguaia são as duas regiões com menor número de deputados. O primeiro com dois e o segundo com apenas um. Vale ressaltar que o deputado Baiano Filho (PMDB) também se diz representante do Araguaia, mas o domicílio eleitoral do parlamentar é Sinop, no Norte do Estado. 





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/26042/visualizar/