Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 09 de Novembro de 2006 às 10:03

    Imprimir


A boa distribuição de chuvas no mês de outubro fez com que muitos produtores intensificassem o plantio de soja em alguns municípios da região Norte. Em Lucas do Rio Verde e Sorriso praticamente todas as lavouras estão plantadas e a preocupação agora é com o controle de pragas e doenças. .

Lucas do Rio Verde foi o primeiro a iniciar o plantio e possui poucas áreas que ainda não foram cultivadas. A estimativa do Sindicato Rural é de que 98% das lavouras estão plantadas. Diferente de outros municípios, em que deve haver redução na área, Lucas deve manter os 220 mil hectares destinados à oleaginosa. .

Já em Sorriso 90% das lavouras estão plantadas. O município é campeão brasileiro na produção do grão e deve cultivar 520 mil hectares nesta safra. A área está abaixo da safra passada, quando foram plantados 610 mil hectares. Produtores endividados e dificuldades na aquisição de créditos foram os principais fatores para este cenário. .

Segundo o presidente do Sindicato Rural, Nelson Picolli, a estiagem nos últimos dias em algumas regiões do município fez com que alguns produtores parassem de plantar e esperassem uma boa chuva para encerrar o plantio. .

Além dos cuidados necessários para evitar pragas e doenças, principalmente a ferrugem asiática, um dos principais problemas que atacou lavouras da região nos últimos anos e causou prejuízos, o setor já começa se preocupar com a comercialização da safra. Nesta sexta-feira acontecem os primeiros leilões antecipados da produção. Só do Nortão serão ofertadas 500 mil toneladas do grão. .

A medida do Governo Federal animou muitos produtores que esperam garantir o preço mínimo da saca para cobrir os custos de produção.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/261929/visualizar/