Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 09 de Novembro de 2006 às 06:26

    Imprimir


A China, maior produtor e consumidor de tabaco do mundo, registra 3 milhões de novos fumantes por ano, o que deixa o país à beira de um desastre na área de saúde, segundo especialistas da OMS citados hoje pela imprensa chinesa.

Já são 350 milhões de fumantes no país, com uma arrasadora maioria de homens. A estimativa oficial é de que 1,2 milhão de pessoas morrem todos os anos por causa de doenças relacionadas com o fumo, disse o jornal "Beijing Daily Telegraph". A ainda tímida campanha contra o fumo do Governo chinês parece incapaz de deter o aumento. As expectativas são de chegar a 2,5 milhões de mortes por ano em 2025.

Segundo Hu Daiyi, diretor do Instituto de Doenças Cardiovasculares do Hospital Popular de Pequim, a China consome 1,6 trilhão de cigarros por ano, um terço do total mundial. Entre os homens, 60% fumam. Para as mulheres a percentagem é de 4%. No entanto, as mudanças sociais, com a queda da moral tradicional, aumentam o número de mulheres que fumam. Antes, uma mulher só podia fumar a partir de uma certa idade, quando podia ser respeitada.

O câncer de pulmão é o mais freqüente no país, onde há também 600 milhões de fumantes passivos.

A gigantesca indústria do fumo chinesa produz 1,8 trilhão de cigarros por ano e gera grandes lucros, especialmente nas províncias do sul do país.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/261984/visualizar/