Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 09 de Novembro de 2006 às 01:57
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


O senador Jonas Pinheiro (PFL) estará ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na visita prevista a Mato Grosso, no dia 14 de novembro. Jonas participa da solenidade de inauguração do setor de biocombustível da Usina Barralcool, em Barra do Bugres. O senador é o convidado de honra do presidente da Usina de Álcool e Açúcar, João Petroni.

Na ocasião, Pinheiro deverá fazer reivindicações ao presidente Lula referentes ao setor do agronegócio no Estado. “Se tiver oportunidade, eu, como representante do setor rural, tenho a obrigação de reivindicar melhorias para o Estado”, destacou.

Entre as principais reivindicações está a solicitação de maior alongamento das dívidas dos produtores, além de investimentos na área de logística do Estado. “Um dos mais graves problemas de Mato Grosso é a questão da logística. A situação da Ferronorte precisa ser revista. As BRs 163 e 158 também merecem tratamento urgente. Também precisamos viabilizar trechos de navegação para escoamento da produção do Estado”, disse.

O senador disse ainda que até o momento não foi convidado pelo governador Blairo Maggi para fazer parte da comitiva de recepção do presidente Lula. Contudo, disse que entende a situação, já que pertence ao grupo de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado.

Jonas, considerado o padrinho político do chefe do executivo estadual, tentou convencer o governador Blairo Maggi a apoiar o ex-presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) na eleição presidencial. Contudo, no segundo turno, o governador optou pelo apoio à campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Jonas lembrou a importância da inauguração do setor de biocombustível da Usina em Barra do Bugres. Através da produção, a economia dos produtores poderá ser consolidada. A matéria-prima para a produção do biocombustível é o sebo de boi, abundante no Estado dono do maior rebanho do país.

“O empreendimento por si só já se justifica. A matéria-prima que antes era descartada agora passa a ser responsável pela geração de alternativas de economia para os produtores”, avaliou.

O senador Jonas Pinheiro, que incentivou a produção do biocombustível em Barra do Bugres, destacou outra vantagem do produto. “O biocombustível é mais vantajoso porque não precisa ser misturado com outro combustível. É usado nos carros com motor a diesel e pode ser utilizado sem mistura. Isso vai baratear os custos dos produtores”, explicou.

Segundo Jonas, com a produção, o Estado passará a dar mais valor ao subproduto (sebo) que poderá substituir o óleo diesel. “Vamos baratear os custos da produção agrícola no Estado, contribuindo para o desenvolvimento em cadeia de Mato Grosso”, concluiu.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/262019/visualizar/