Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Novembro de 2006 às 08:14

    Imprimir


O secretário estadual de Planejamento e Coordenação Geral e presidente do conselho técnico do Sistema Estadual de Informação e Tecnologia da Informação (Seiti), Yênes Magalhães, abriu na tarde desta terça-feira (07.11), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, o 4º Seminário do Sistema Estadual de Informação e Tecnologia da Informação promovido pela Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) e Centro de processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat).

O seminário, onde foram apresentados para um auditório de aproximadamente 100 pessoas, alguns dos sistemas de informação utilizados pelo Governo do Estado, é parte do Sucesu-MT 2006, evento realizado pela Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso (Sucesu-MT), que congrega todos os segmentos que trabalham com informática e telecomunicações de Mato Grosso. Participam estudantes, professores, pesquisadores, executivos, técnicos da área de Tecnologia de Informação e autoridades.

O objetivo da apresentação, de acordo com Yênes, é mostrar os sistemas usados para o funcionamento da máquina administrativa do Governo do Estado e principalmente os outros que prestam serviços diretamente ao cidadão. “A idéia é mostrar as tecnologias usadas pelo Governo do Estado no sentido de prestar um serviço cada vez melhor ao cidadão. Como por exemplo, o sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) que tem agilizado as ações de segurança unificando o atendimento e com isso também economizando recurso”, destacou.

O secretário observou que o Governo vem caminhando na direção de unificar os sistemas de informação. Yênes salientou que antes, algumas secretarias contratavam empresas para o desenvolvimento de um determinado sistema e às vezes outros órgãos sem saber contratavam para o desenvolvimento do mesmo programa que já era utilizado. “A segmentação dos órgãos em relação aos procedimentos neste sentido não tem mais espaço neste Governo. A proposta é racionalizar e uniformizar os procedimentos. Um exemplo disso aconteceu na secretaria de Saúde. A SES estava desenvolvendo um sistema de gerenciamento de convênios e que seria utilizado apenas lá. Quando se soube, os técnicos estenderam o próprio sistema desenvolvido para todo o Estado economizando recursos e centralizando a administração, já que outras secretarias puderam se utilizar também do sistema”, assinalou.

Para o presidente do Centro de Processamento de Dado de Mato Grosso, Adriano Niehues, o evento a cada ano ganha mais importância, pois, promove e fomenta o desenvolvimento do segmento. “Outro aspecto a ser considerado na participação do Governo do Estado no Sucesu MT -2006 é a execução de uma política de valorização da mão-de-obra local com incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso destacar a interação do próprio Governo com técnicos, escolas e cursos de informática do Estado”, enfatizou ele.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/262297/visualizar/