Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Novembro de 2006 às 14:30

    Imprimir


O artista plástico português Francisco João Ourives Charneca será cidadão mato-grossense. A honraria será concedida pelo deputado estadual Ságuas Moraes. O artista nasceu em Évora, Portugal, em 11 de setembro de 1959, e imigrou com os pais para Moçambique onde morou até 15 anos. Ele é casado com Eva Helena Arruda Gomes Charneca, brasileira, natural de Várzea Grande.

O talento de Charneca é nato. Antes mesmo de um ano de vida ele começou a desenhar, trocando os brinquedos pelo lápis e papel.

A primeira exposição do artista foi realizada aos nove anos. Ele mergulhou no estudo dos grandes mestres da pintura mundial, em especial aos clássicos Michelângelo, Leonardo da Vinci, Carravagio, Pedro Paulo Rubens, Rembrandt Van Rijn. Entre os contemporâneos a principal influência foi de Salvador Dalí.

Charneca tomou conhecimento da cultura brasileira ainda em Moçambique, quando estudou no Colégio Marista Pio XII, dirigido e ensinado por professores brasileiros.

Em 1975 regressa a Portugal, ano em que começou a desenvolver um novo campo da arte: a banda desenhada e a caricatura. Em 1979 ingressa na Universidade de Évora no Curso de Arquitetura Paisagista.

Arrisca sua primeira exposição individual no Museu Nacional de Évora em maio de 1984 resultando no sucesso que marcou o seu percurso artístico vendendo todas as obras no primeiro dia do evento.

O artista também trilhou uma bem-sucedida carreira militar. O casamento com Mato Grosso se deu a partir de 1996, quando além de fazer sua primeira exposição, conhece e se casa com Eva Helena de Arruda Gomes.

Em seguida, Francisco Charneca inicia em sua casa uma Escola de Arte onde realiza trabalhos em aquarela, carvão, pastel, óleo e escultura.

Em Cuiabá, em 1997, conquista premiação pela capa da lista telefônica LISTEL.

A fundação da Escola de Artes Plásticas é outro destaque do artista Francisco Charneca. Inclusive os cursos já foram levados para Poconé, Sorriso e Sinop.

O artista é proprietário da F. E. Galeria de Arte, que passa a ser a maior galeria de Arte do Estado e uma das maiores do Centro-Oeste. Desde a inauguração, foram realizadas nove exposições, com mais de seiscentas obras de Arte entre pintura, escultura e fotografia. Entre os artistas participantes, Clóvis Irigaray, Victor Hugo, Sati Yamamoto, Pedro D’Alcântara (membro da Academia Brasileira de Belas Artes) e Elias Santos - escultor várzea-grandense lançado pela galeria.

Em 2006 Charneca passou a fazer parte da Academia Brasileira de Belas Artes, ocupando a cadeira de número 15 de patrono –Antônio de Souza Vianna (pintor).

“Por toda a contribuição que dá à arte, é um prazer conceder ao artista plástico Francisco Charneca o título de cidadão mato-grossense”, argumenta o deputado Ságuas Moraes.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/262484/visualizar/