Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 07 de Novembro de 2006 às 06:56
Por: Geandre Bucair Santos

    Imprimir


É inquestionável a relevância do cargo de Presidente da OAB para a classe dos advogados e também para a Justiça de um modo geral. Daí justifica-se plenamente a inquietação e a preocupação com os destinos dessa entidade por parte não só dos advogados, como também dos operadores do direito em geral, e até mesmo da população, em especial a comunidade acadêmica do curso de Direito.

Em geral, o que se espera da diretoria da OAB, sobretudo do seu presidente, é o que se espera também do chefe do Executivo e dos parlamentares eleitos, ou seja, que administre a casa e os seus afazeres com liderança e criatividade, voltado para os interesses, não pessoais, mas sim dos advogados, da comunidade jurídica, da Justiça e, sobretudo, da sociedade.

Com efeito, a tarefa como homem público de uma das maiores entidades de classe existentes em nosso país não é fácil. Entretanto, não tenho dúvidas que o que conforta o nosso dirigente maior, além da sua paixão pela profissão, é a companhia de todas as pessoas que movidas pelo mesmo entusiasmo e de reconhecida capacidade e coragem o ajudam a caminhar.

Nestes tempos em que a omissão e a indiferença se incorporam à vida de tantas entidades de classe e o idealismo se ausenta do espírito de seus dirigentes, tenho a OAB/MT como entidade comprometida com a defesa das prerrogativas dos advogados, com a luta social e com os direitos do cidadão.

Encontramo-nos no momento certo para fazermos um balanço dos importantes ganhos já conseguidos, como também construirmos perspectivas para um futuro próximo. É com coragem que devemos reconhecer que existem carências e erros; e com humildade, valorizar os enormes ganhos conseguidos e, daí, partir com determinação e confiança para novas metas.

Muitos advogados, corajosos e generosos, empenharam-se na busca incessante da justiça e do progresso para a nossa classe e, porque não, para nossa sociedade. E esse legado nos responsabiliza a valorizar e multiplicar ainda mais os nossos propósitos.

Devemos, sim, ter orgulho daqueles que num passado próximo, possibilitaram a oportunidade para sermos o que somos hoje.

E, Faiad, como representante maior de nossa entidade, sempre foi um incansável nas intermináveis batalhas, no sentido de garantir à nossa classe uma perspectiva de futuro, de progresso e, consequentemente, mais seguro.

Os valores que recebemos, a fidelidade à palavra dada e o fortalecimento de nossa OAB/MT, cria em nós o dever de valorizar o seu passado de realizações.

O eleitor-advogado deve sempre escolher o candidato que avaliza com seu passado de realizações as promessas que faz para o futuro, em detrimento daquele que tem pouco ou nada para mostrar do que já fez.

E essa hora é a melhor oportunidade para manifestarmos o apreço e admiração pelas obras que, sob a inteligência, coragem, determinação e liderança de nosso Presidente Faiad, estão sendo construídas em nosso Estado.

Por tudo isso eu digo: Faiad, conte comigo! Pois, num mundo de omissão e indiferença, não há coisa mais difícil do que realizar. E, com você, eu tenho a certeza que o propósito sublime será a de manter erguida e vibrante as cores da nossa bandeira, com a plena convicção de que somos nós mesmos os sujeitos de nossa história e os responsáveis por nossos destinos, razão maior que me move nesta empreitada.

Geandre Bucair Santos é advogado militante em Mato Grosso e Professor da Unic.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/262602/visualizar/