Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 07 de Novembro de 2006 às 06:14

    Imprimir


A Organização Não Governamental (ONG) Transparência Brasil desvalida a pesquisa "Índice de Percepção da Corrupção", que coloca o Brasil na 70ª posição entre os países mais confiáveis para se fazer negócios. O estudo, realizado pela ONG Transparência Internacional da qual a Transparência Brasil é o braço no país , compreende 163 nações e se baseia em entrevistas de opinião feitas com especialistas em negócios internacionais.

A entidade brasileira afirma, por meio de nota em seu site, que a amostra do levantamento é "desequilibrada" e argumenta que "não se dão informações sobre os países de origem dos respondentes". Diz o texto: "Não se sabe se as respostas relativas ao Brasil (por exemplo) vieram majoritariamente de respondentes oriundos de países que mantêm relação comercial relativamente alta com o Brasil ou não. Com isso, não é impossível que as valorações dadas a determinados países tenham se originado de respondentes com pouca experiência real com tais países".

"A manifestação sobre o governo brasileiro não tem fundamento", acrescenta a nota da Transparência Brasil.

Em primeiro lugar como as nações mais confiáveis ficaram Islândia, Finlândia e Nova Zelândia. Na seqüência, vêm Dinamarca, Singapura, Suécia, Suíça, Noruega, Austrália e Holanda. O Haiti possui a mais baixa pontuação. A maior potência econômica do mundo, os Estados Unidos, ficou em 20º lugar. A Itália, cuja operação anticorrupção Mãos Limpas bem como o esquema revelado por ela teve projeção mundial, ficou na 45ª posição.

Ao lado do Brasil ficaram China, Índia, México, Peru, Arábia Saudita e Senegal. Ao todo, 163 países foram estudados por meio de entrevistas de opinião feitas com especialistas em negócios internacionais como o Banco Mundial.

Para a Transparência Brasil, "seria possível compensar estatisticamente tais desequilíbrios, por ponderação dos resultados obtidos conforme os perfis de exportação dos diversos países. Contudo, isso não foi feito".




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/262609/visualizar/