Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 07 de Novembro de 2006 às 03:39

    Imprimir


O Tribunal Superior de Pequim negou a audiência de apelação pedida por Zhao Yan, colaborador do jornal americano "The New York Times" condenado em agosto a três anos de prisão por fraude, denunciou hoje a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

"Dias depois de negar ao jornalista Ching Cheong uma audiência de apelação, o repórter do ''The New York Times'' também não recebeu seu direito fundamental a um julgamento justo", disse a organização em comunicado.

Os advogados de Zhao tinham apelado da sentença e, agora, deverão se limitar a apresentar novas provas de forma escrita aos juízes.

Segundo RSF, "em ambos os casos, parece que o sistema judiciário chinês tem medo da verdade". Zhao foi preso em 17 de setembro de 2004, acusado de revelar segredos de Estado, acusação que o Governo chinês costuma empregar contra intelectuais ou jornalistas "incômodos", segundo a RSF.

Em agosto, ele foi absolvido das acusações mas condenado por fraude, num julgamento cheio de irregularidades no qual, segundo RSF, a defesa foi impedida de interrogar as testemunhas da acusação.

Em seu recurso de apelação, Zhao tinha solicitado que as testemunhas fossem submetidas a um detector de mentiras.

Segundo os grupos de direitos humanos, a autêntica razão da condenação foi uma notícia publicada em 2004 pelo jornal americano, antecipando com exclusividade a aposentadoria política do ex-presidente Jiang Zemin e suas desavenças com Hu Jintao.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/262628/visualizar/