Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 06 de Novembro de 2006 às 04:49

    Imprimir


O Governo japonês elogiou hoje a condenação do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein à pena de morte, imposta por um Tribunal Especial do Iraque de acordo com a nova legislação do país árabe.

"Aprovamos que o veredicto tenha sido oferecido de acordo com as novas leis iraquianas", assinalou o ministro Porta-voz e secretário chefe do Gabinete, Yasuhisa Shizoaki, segundo a agência de notícias "Kyodo".

O Japão é um dos países que aplica a pena de morte, além de ser um forte aliado dos Estados Unidos em sua campanha militar no Iraque.

"Estaremos muito atentos ao desenvolvimento do julgamento", acrescentou Shiozaki, em alusão à fase de apelações do processo.

O presidente deposto do Iraque Saddam Hussein foi condenado neste domingo à pena capital por crimes contra a Humanidade, em função da morte de 148 xiitas na localidade de Dujail, em 1982.

O porta-voz governamental assinalou que o Japão tem consciência do "grave estado" da segurança no Iraque, e acrescentou que seu país manterá "o compromisso com a comunidade internacional de cooperar nos assuntos iraquianos".

Em meados de julho, o Japão retirou do Iraque seus últimos efetivos de um contingente militar que permaneceu no sul do país árabe durante dois anos e meio, com uma missão centrada em trabalhos de assistência humanitária e reconstrução. EFE




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/262956/visualizar/