Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 05 de Novembro de 2006 às 20:02

    Imprimir


O presidente americano, George W. Bush, qualificou neste domingo de "grande sucesso" para o Iraque a condenação à morte de Saddam Hussein. Ele fez nesta tarde, em Waco (Texas), um breve pronunciamento sobre a sentença de morte dada hoje ao ex-ditador iraquiano, condenado à forca pelo Tribunal Especial por crimes contra a humanidade.

Segundo Bush, a sentença representa uma "importante conquista" rumo à liberdade do Iraque. "Este processo é uma etapa nos esforços do povo iraquiano para substituir a Lei de um tirano pelo Estado de direito. Trata-se de uma grande conquista para a jovem democracia iraquiana e seu governo constitucional", afirmou.

O presidente detacou ainda que os iraquianos receberam "um elemento de Justiça que muitos acreditavam que nunca viria". Ele admitiu, porém, que o Iraque ainda tinha "muito trabalho" pela frente.

Bush citou a maneira com a qual o processo se desenvolveu para mostrar os progressos democráticos realizados pelo Iraque. "O homem que semeava o medo no coração dos iraquianos teve que ouvir iraquianos livres relatar os atos de tortura e os assassinatos que ele havia ordenado contra eles e suas famílias", declarou.

O presidente americano destacou que Saddam Hussein contava com uma apelação automática de sua sentença e seguiria se beneficiando com os procedimentos legais e "os direitos que ele negava ao povo iraquiano".

Bush reafirmou o apoio de sua administração ao governo iraquiano e exaltou o "sacrifício" dos soldados americanos. "Sem sua coragem, o veredicto de hoje não poderia ter sido emitido", sustentou.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/263007/visualizar/