Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 04 de Novembro de 2006 às 23:13

    Imprimir


Os presidentes de Bolívia, Evo Morales, e Chile, Michelle Bachelet, aproveitaram neste sábado a Cúpula Iberoamericana em Montevidéu, para avançar na agenda bilateral, cujo principal ponto de tensões é a centenária reivindicação boliviana de uma saída para o Oceano Pacífico.

Os dois presidentes conversaram durante meia hora, pouco antes da reunião com os chefes de Estado e Governo que participam da Cúpula, disse à AFP uma fonte da delegação chilena, sem dar detalhes do encontro bilateral. A delegação boliviana também não apresentou nenhuma versão do tratado assinado por Morales e Bachelet, a única mulher que participa da Cúpula.

As relações diplomáticas da Bolívia e do Chile foram cortadas em 1978, com o fracasso da tentativa de resolver a questão da saída para o mar, mas os dois presidentes se esforçam para estabelecer uma agenda bilateral, que também incluirá outros temas.

Geograficamente enclausurada desde a guerra de 1879, quando perdeu 120.000 km quadrados de território e 400 km de litoral para o Chile, a Bolívia quer conseguir uma faixa soberana no Oceano Pacífico.

O país andino possui a segunda maior reserva de gás natural da América do Sul, enquanto o Chile, deficitário neste recurso energético, o importa da Argentina. A Argentina, por sua vez, compra o gás da Bolívia.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/263163/visualizar/