Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 04 de Novembro de 2006 às 19:52

    Imprimir


O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, que representa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na XVI Cúpula Ibero-Americana, afirmou hoje que apenas o desenvolvimento freará a emigração de latino-americanos de seus países.

Em discurso diante dos líderes que participam da cúpula na capital uruguaia - cujo assunto principal é a migração -, Amorim disse que o próprio Lula "é um migrante", membro de uma família que saiu do nordeste do país "para tentar a sorte em São Paulo".

Segundo o ministro, "ninguém gosta de viver longe de sua casa" e, se os emigrantes "enfrentam esse caminho, fazem-no apenas porque precisam".

"Eles enfrentam o desconhecido, passam por dificuldades e, muitas vezes, arriscam a própria vida na busca de um futuro melhor", disse.

Na opinião do chanceler, "para mudar esse quadro, a única solução efetiva é a promoção do desenvolvimento de forma equilibrada", o que significa "transformar países e regiões socialmente sofridas em áreas de prosperidade, emprego e oportunidades".

Amorim também afirmou que "a globalização não pode ser uma via de mão única, da qual apenas os mais ricos e os mais fortes extraem benefícios".

"Se o comércio internacional fosse realmente justo, poderia ajudar a reduzir a pobreza" e, com isso, conter as migrações, disse.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/263180/visualizar/