Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 04 de Novembro de 2006 às 16:01

    Imprimir


Protestos pacíficos contra o governo aconteceram neste sábado em Budapeste para o 50º aniversário da repressão do levante húngaro pelos soviéticos.

Nenhuma violência foi registrada na tarde deste sábado na capital húngara, ao contrário do dia 23 de outubro, quando confrontos entre policiais e extremistas de direita deixaram 167 feridos.

A manifestação mais importante foi uma marcha organizada pelo principal partido da oposição de direita, o Fidesz, do ex-primeiro-ministro Viktor Orban, para protestar contra "as brutalidades policiais de 23 de outubro". A polícia utilizou naquele dia balas de borracha, gases lacrimogêneos e canhões de água para repelir grupos de manifestantes.

Orban desfilou com mais de 20.000 pessoas atrás de uma faixa onde podia-se ler: "A verdade libera, 1956-2006" - uma referência ao primeiro-ministro Ferenc Gyurscany.

O chefe de governo socialista admitiu em 17 de setembro que mentiu à população sobre seus projetos de austeridade econômica para ser reeleito em abril passado.

O Partido de Orban pede desde meados de setembro a renúncia do premier.

Manifestantes de extrema-direita também se reuniram na tarde deste sábado na praça da Liberdade, perto do monumento erigido para lembrar a libertação da Hungria pelo Exército Vermelho no fim da Segunda Guerra Mundial.

Centenas de extremistas protestaram contra o governo e para que o monumento seja retirado.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/263206/visualizar/