Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 04 de Novembro de 2006 às 02:00

    Imprimir


O Exército israelense matou 19 palestinos nesta sexta-feira, na Faixa de Gaza, onde as tropas intensificaram suas operações, dispararam contra mulheres e lançaram bombardeios aéreos.

À noite, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, voltou a lançar um apelo pela intervenção da comunidade internacional para deter os ataques israelenses e seu cerco à cidade de Beit Hanun (norte), que já acumula um saldo de 35 mortos em três dias.

"O presidente pede à comunidade internacional que intervenha de imediato para deter a agressão israelense na Faixa de Gaza e os massacres que já duram três dias", de acordo com o comunicado da presidência.

Ao anoitecer desta sexta, oito palestinos, entre eles cinco ativistas armados, morreram, vítimas de uma dezena de ataques aéreos lançados no norte e sul do território autônomo, de acordo com fontes médicas.

No ataque mais sangrento, dois homens armados e dois socorristas morreram em Jabaliya (norte). Os socorristas, que tentavam ajudar as duas primeiras vítimas, foram atingidos por um segundo míssil disparado pela nave israelense, relatou Mahmud Al Assalyn, diretor do Hospital Kamel Aduane, de Beit Lahya.

Nesta cidade, dois homens das Brigadas Mártires de Al-Aqsa, vinculado ao Fatah, foram mortos em ataque, ao mesmo tempo em que um membro do braço armado do Hamas foi vítima de um míssil disparado contra seu veículo, em Rafah (sul).

Um porta-voz do Exército israelense confirmou cinco bombardeios a partir das 20h40 (15h40 de Brasília), indicando que os alvos eram combatentes que colocavam minas ou tentavam lançar foguetes artesanais contra o território israelense.

A aviação israelense também bombardeou uma mesquita de Beit Hanun, matando um palestino e ferindo outros três, segundo fonte médica.

As cenas mais dramáticas ocorreram pela manhã, quando a tropa israelense abriu fogo contra uma manifestação de mulheres que finalmente conseguiu libertar um grupo de combatentes cercados em uma mesquita de Beit Hanun.

O saldo foi de quatro palestinos mortos, entre eles duas mulheres, e 25 feridos, alcançados pelos disparos israelenses, disseram fontes médicas.

Antes do amanhecer de sexta-feira, quatro membros do braço armado do Hamas tinham sido mortos em um ataque aéreo contra seu veículo, e um quinto foi morto por disparos israelenses em Beit Hanun.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/263378/visualizar/