Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 03 de Novembro de 2006 às 10:44

    Imprimir


O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) definiu os períodos de defeso da sardinha até 2009. A iniciativa tem como objetivo proteger a espécie da extinção, por causa da pesca predatória.

Desde 2003, a proibição da pesca da sardinha ocorre duas vezes por ano. As pausas são determinadas nas fases de maior desova e até que o peixe atinja a fase adulta, com aproximadamente 17 centímetros. Sé então a sardinha está pronta para reproduzir e garantir a sobrevivência da espécie.

Antes de 2003, o defeso era fixado apenas na fase desova o que causou a diminuição do pescado, já que a sardinha era retirada antes da fase adulta. De acordo com o Ibama, a pesca da sardinha no país chegou a atingir 230 mil toneladas por ano, mas a falta de controle fez cair a atividade para apenas 30 mil toneladas anuais. Com o defeso duas vezes ao ano, o Ibama prevê aumento da pesca para 120 mil toneladas.

De acordo com o coordenador de Ordenamento Pesqueiro do Ibama, Clemerson Pinheiro, a sardinha é responsável pelo principal parque industrial de produção de peixe no país e essa estratégia de proteção da espécie vai garantir o pescado para gerações futuras.

"O que nós pretendemos é aumentar a produção da sardinha, defender o nosso patrimônio ambiental e melhorar a renda e a oferta de emprego nesse setor. Com o incremento na produção, daremos possibilidades que o estoque se renov

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) definiu os períodos de defeso da sardinha até 2009. A iniciativa tem como objetivo proteger a espécie da extinção, por causa da pesca predatória.

Durante a suspensão, o Ministério do Trabalho e Emprego para o Seguro Defeso aos pescadores artesanais, para que eles não fiquem sem renda. No entanto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Pesca de Santa Catarina, Jairo da Veiga, defende a ampliação do pagamento do seguro também para quem trabalha na indústria, pois nesse período eles não recebem salário e ainda deixam de contribuir para a aposentadoria.

"Na realidade eles estão sendo prejudicados, pois se houvesse um seguro desses para os trabalhadores industriais, como existe para os artesanais a situação seria melhor. A natureza tem que ser conservada, mas o governo também tem que ver o outro lado que é o do trabalhador", disse.

Técnicos do Ibama estarão nos locais de pesca, em todo o país, para fiscalizar se o defeso está sendo respeitado. Quem descumprir as regras pode responder por crime ambiental e ficar preso por até três anos.

Períodos de defeso da sardinha até 2009:

De 17 de novembro de 2006 a 24 de fevereiro de 2007

De 21 de junho de 2007 a 09 de agosto de 2007

De 17 de novembro de 2007 a 24 de fevereiro de 2008

De 18 de junho de 2008 a 06 de agosto de 2008

De 12 de novembro de 2008 a 20 de fevereiro de 2009

De 06 de junho de 2009 a 25 de agosto de 2009







Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/263518/visualizar/