Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 01 de Novembro de 2006 às 06:47
Por: Sérgio Édison

    Imprimir


O deputado estadual eleito José Domingos (PFL) afirma que o Laboratório de Classificação de Algodão da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), inaugurado no dia 24 último, em Sorriso, fortalecerá a cotonicultura de todo o Nortão de Mato Grosso. A unidade, que atende uma reivindicação antiga dos produtores rurais de Mato Grosso, foi viabilizada em 2004, ainda na gestão do ex-prefeito.

Domingos explica que o objetivo foi promover a diversificação da produção de Sorriso. "Na época, a gente tava buscando o fortalecimento do setor algodoeiro, e nós fomos a São Paulo e convencemos a BM&F a investir em Sorriso e, com isso, diversificar a atividade agrícola e agregar valores á nossa produção".

Ele ressalta que a BM&F tinha preferência em instalar o laboratório em Cuiabá ou Rondonópolis. "Nós fizemos um pleito junto ao presidente da Bolsa, Manoel Cintra, e o Blairo e o senador Jonas Pinheiro foram importantes em suas articulações políticas para vinda da BM&F a Sorriso", revela Zé Domingos. "A unidade de Sorriso tem capacidade para classificar 400 mil amostras por ano e é muito mais moderna que a unidade de São Paulo".

A região de Sorriso, segundo José Domingos, tem uma vocação muito grande para a cotonicultura. Ele lembra que o Laboratório de Classificação que agiliza a comercialização do algodão produzido em Mato Grosso. Antes, amostras do produto demoravam até 72 horas para serem analisadas em São Paulo.

O deputado diz que a BM&F incentivará o processo de industrialização de toda a cadeia produtiva de Sorriso. "Hoje, os produtores já fazem o descaroçamento do algodão, já produzem o biodiesel e na Assembléia Legislativa não vou perder o foco para fazer com que Sorriso continue tendo a soja como seu carro-chefe, mas que possa também continuar diversificando suas atividades e também verticalizar sua produção".





Fonte: ClicHoje

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/264045/visualizar/