Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 30 de Outubro de 2006 às 20:50

    Imprimir


Um dia após a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o debate sobre o fim do mecanismo da reeleição voltou, com força, à pauta no Congresso Nacional.

Nesta segunda-feira, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), posicionaram-se favoravelmente ao fim da possibilidade de reeleição de ocupantes de cargos nos Executivos, embora ambos defendam uma maior discussão do assunto no Congresso Nacional.

"Eu defendo o fim da reeleição, mas essa é uma decisão que tem de ser amadurecido pelo Congresso Nacional", disse Renan a jornalistas.

"Isso já está sendo discutido no Senado. Ainda não discutimos essa tese, mas, na minha opinião pessoal, a reeleição não deu certo no Brasil", afirmou Tarso durante entrevista.

O assunto já havia sido tratado no Congresso em conversas que envolveram o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, com integrantes da oposição dias antes da realização do primeiro turno das eleições.

A discussão comporia uma lista de temas que deveriam ser acertados em comum acordo entre governistas e oposição para possibilitar a chamada "concertação política" pela governabilidade do país.

Para Renan, o fim da reeleição deverá ser abordado durante os debates em torno da reforma política, que foi defendida por Lula durante a campanha.

"Nessa conversação que o presidente quer ter com setores da sociedade, com a imprensa com os partidos políticos e com o Congresso, é importante que nós tratemos também do fim da reeleição", disse o presidente do Senado.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/264357/visualizar/