Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 30 de Outubro de 2006 às 18:52

    Imprimir


A dança, o artesanato, a culinária, a música, o teatro e o esporte nas aldeias serão algumas das atrações da 1ª Mostra Nacional de Saúde Indígena - Gente Que Faz Saúde, que acontece de 15 a 17 de novembro, no centro de exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Além de promover o intercâmbio artístico-cultural, as apresentações pretendem passar a mensagem de que as ações culturais funcionam como ferramenta no processo de melhoria da saúde indígena. “Cuidar da saúde não é apenas realizar ações voltadas para assistência de doenças, mas também promover a qualidade de vida das populações”, explica Paulo Lustosa, presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), organizadora do evento.

A 1ª Mostra Nacional de Saúde Indígena oferecerá aos participantes e espectadores uma rica programação cultural com apresentaçõesde diversas manifestações artísticas. Entre os grupos indígenas, um dos momentos mais aguardados será a disputa de uma partida de Xikunahity, futebol de cabeça da etnia Paresi, do Mato Grosso, que requer no mínimo oito jogadores que devem cabecear a bola, feita com o látex da mangaba, para o campo adversário sem deixá-la cair.

As mulheres Paresi e Enawenê-Nawê, também do Mato Grosso, vão mostrar como são habilidosas com o arco e flecha. Já o DJ Richard, que não é indígena mas ficou famoso por estudar as músicas dos Yanomami, de Roraima, e usá-las nas sua mixagens, será a grande atração da festa que irá coroar a diversidade desses povos.

Outra atração será a apresentação do coral de crianças indígenas Kyringue“ Vozes das Crianças", da aldeia Krukutu, que fica no distrito de Parelheiros, no município de São Paulo. O coral é formado por 20 crianças e jovens entre 8 a 14 anos, além de músicos que vão tocar instrumentos como maracá e maracá-mirim (chocalho), violino (rabeca), violão e tambores. Os organizadores do evento estimam a participação de 1,5 mil pessoas, entre indígenas e não indígenas.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/264372/visualizar/